domingo, 29 de novembro de 2009

Respigámos...com a devida vénia!

"Cristina Bernardes apresenta “Da Decadência à Regeneração” em Lamego

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar activamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de acções de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sócio-cultural da nossa região.
Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, a 21 de
Novembro último, o palco escolhido para a apresentação pública da obra “Da Decadência à Regeneração – Jacinto e o Percurso de Auto-Descoberta em A Cidade e as Serras”, da autoria de Cristina Bernardes.
Perante uma sala repleta de amigos e familiares que se quiseram associar a este importante momento da sua vida, o livro, editado pela Papiro Editora, foi apresentado pelas professoras Lídia Valadares e Isilda Afonso.
Após uma breve intervenção proferida por Ana Lúcia Baptista, sub-directora do Colégio da Imaculada Conceição de Lamego, alguns alunos deste estabelecimento de ensino apresentaram uma dramatização de um excerto bem-humorado da obra “A Cidade e as Serras”, do escritor Eça de Queirós.
Nascida em 1973, na cidade de Lyon, Cristina Bernardes iniciou a sua formação académica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde obteve a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/ Francês.
Em 2007, concluiu o Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses, com a apresentação da tese “Da Decadência à Regeneração: Jacinto e o Percurso de Auto-descoberta em A Cidade e as Serras”, agora apresentada na autarquia de Lamego.
No âmbito da sua formação académica, está a frequentar, desde Outubro de 2008, o doutoramento em Ciências da Educação, na área de Pedagogia Social, na Universidade Católica Portuguesa - Pólo de Viseu.

A nível profissional, Cristina Bernardes é, neste momento, Directora Pedagógica do Colégio da Imaculada Conceição, onde desempenha funções de administração e gestão pedagógica do ensino e da qualidade cultural.
Este estabelecimento de Educação é dedicado ao Pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo do Ensino Básico.
Anteriormente, desempenhou as funções de professora em diversos estabelecimentos de ensino e de gerência em unidades comerciais.
Para além do livro agora apresentado, também é autora de artigos de opinião, sobre educação e literatura, publicados no Jornal do Douro e administradora dos blogues a Floresta das Leituras e Fascínio das Palavras!"in Notícias do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário