quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Neve Incomodou...

"A neve voltou a cobrir a região transmontana de branco, pela terceira vez nesta semana. A Protecção Civil já tinha os meios pré-posicionados no terreno mas foi a neve caiu com mais intensidade do que o previsto deixando, durante a manhã, os acessos à cidade de Bragança completamente condicionados.

O IP4, entre Quintanilha e o Alto da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, esteve cortado ao trânsito, bem como no Alto de Espinho, no distrito de Vila Real. Os acessos à A7, que liga Vila Real a Braga, e à A24, entre Vila Real e Viseu, estiveram também condicionados mas reabriram ao final da manhã mas apenas para veículos ligeiros.

Em Bragança estiveram ainda cortadas as estradas nacionais que ligam a Vinhais, a ligação à Serra da Nogueira e a estrada entre Bornes e Alfândega da Fé. A estrada nacional entre Bragança e o Porto também foi encerrada devido às más condições de circulação.

As autoridades puseram na estrada veículos 4x4 e os limpa-neves para ajudar a libertar os automobilistas presos no IP4. As autoridades aconselham prudência na estrada e pedem aos automobilistas para que circulam apenas em caso de extrema necessidade.

Para quem circula a pé também não está fácil. A neve acumulada nos passeios tem vindo a derreter formando pequenos blocos de gelo que tornam difícil a circulação.

A Protecção Civil alerta ainda para alguns cuidados a ter no aquecimento em casa, nomeadamente com as lareiras. Recorde-se que ainda esta segunda-feira, uma idosa morreu em Rossas, concelho de Bragança, na sequência de um incêndio que terá começado num sofá instalado junto à lareira. A idosa estava sozinha em casa e presume-se que estivesse a dormir. Os Bombeiros apontaram como causa provável da morte a inalação de fumo.

As autoridades aconselham a população a ter cuidado com as fontes de calor próximas de móveis, a proteger bem as lareiras e, entre outras coisas, a não deixar a casa com os aparelhos ligados.

O Instituto de Meteorologia colocou o distrito de Bragança e o de Vila Real sob alerta amarelo, com previsões de chuva e vento forte para a tarde de hoje. As previsões de neve mantém-se para localidades acima dos 800 metros."
Postado por India, in diário de bragança,blogsapo

Sem comentários:

Enviar um comentário