quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Arauto de CA com A Janela do Capítulo

Aqui estamos a responder ao apelo e nada melhor que aqui reproduzir, com a devida vénia o texto do nosso colega Tomar a Dianteira...

"

Salvar a Janela do Capítulo


APELO

Mais uma vez, com a melhor das intenções deste mundo, paira sobre a Janela do Capítulo uma ameaça de morte lenta. Em nome de não se sabe que princípios, há quem entenda que deve ser limpa/lavada, com areia projectada, justamnte agora que se aproxima a data dos seus quinhentos anos.

Além de lhe retirar a pátina, que é a única marca inimitável da sua respeitável antiguidade, tal operação agressiva faria dela uma pálida imitação incaracterística, porque monocolor e sem quaisquer indícios das centenas de anos à mercê da intempéries. Uma obra de arte sem qualquer personalidade, sem cachet, para o dizer de forma sucinta.

Além de desfigurar irremediavelmente a obra-prima do manuelino português, a sua eventual limpeza/lavagem, ao eliminar os musgos e líquenes que protegem o seu calcário poroso, deixá-la-ia à mercê das chuvas ácidas, cada vez mais intensas e frequentes, que em relativamente pouco tempo a danificariam, sem remissão possível. A ideia, já aventada, de a revestir posteriormente com uma resina sintética adequada, só assusta ainda mais os que dela gostam, pois demonstra que já pensaram em quase tudo, para justificar um acto que teria tanto de bárbaro como de desnecessário, não garantindo sequer que tal material de síntese possa resistir e manter-se incolor ao longo dos tempos. E se não resistir ? E se mudar de cor ?

Seriamente procupados com o acabado de expor, os signatários adiante identificados, nesta circunstância todos tomarenses de nascimento e pelo coração, apelam a quem de direito, no sentido de evitar iniciativas de consequências imprevisíveis.

POR FAVOR, DEIXAM EM PAZ A JANELA, QUE É DE TODA A HUMANIDADE, COM O SEU ASPECTO NATURAL DE QUINHENTOS ANOS DE HISTÓRIA !

Luís Pedrosa dos Santos Graça, Professor Universitário e ex-director do Convento de Cristo

José Gaio Martins Dias, Jornalista

Carlos Trincão, Professor

António Rebelo, Professor aposentado

Mário Cobra, Jornalista

João Pimenta Henriques Simões, Advogado

Ana Felício, Jornalista

José Salazar Lebre, Arquitecto

António Rosa Dias, Professor aposentado

Ivo Querido dos Santos, Empresário

João Oliveira Baptista, Engenheiro químico

Alfredo Caiano Silvestre, Administrativo

Isabel Miliciano, Jornalista

Rui Dias Costa, Empresário

Manuel Gonçalves, Colaborador da imprensa local

António Lourenço dos Santos, ex-Secretário de Estado, Empresário

Fernando Alberto Caetano, Engenheiro Civil

António C. Madureira, Advogado/Director de "Cidade de Tomar"

António Feliciano, Jornalista

João Franco, Director da "Rádio Hertz"

Alice H. Simões, Professora Jubilada

Francisco Eustáquio, Enfermeiro

Francisco Salgueiro, Oficial de justiça aposentado

António Pimenta Leal, Director de Serviços

M. Odete Rosa Cruz, Professora

Joaquim Margarido, Empresário

Adelino Gomes, Técnico de protecção civil

Joana Simões, Estudante

Soraia Salvador, Técnica de gestão cultural

Fernando Rosa Marques, Técnico transitário

Jorge Monteiro, Oficial da Armada

Maria Helena Rebocho, Funcionária da TAP PORTUGAL

Manuela Foley, Tradutora

Elsa Ribeiro Gonçalves, Jornalista

Graça Costa, Socióloga

(A ordem dos nomes é inteiramente aleatória. Os nomes de eventuais futuros subscritores serão acrescentados à presente lista, naturalmente por ordem de recepção).

Se deseja apoiar este apelo, envie o seu nome, nº de eleitor, freguesia onde vota e profissão para wwwtomaradianteira.blogspot.com, ou para lidiarrebelo@gmail.com O nº de eleitor e a indicação da freguesia não serão publicados. Servem unicamente para controlo da identidade.

Eventuais esclarecimentos podem ser pedidos para os endereços electrónicos supra, ou para 249 31 51 24

Dentro de oito dias, este apelo será enviado ao senhor Presidente da República, aos grupos parlamentares da A.R. e ao embaixador de Portugal junto da UNESCO. Será igualmente enviado à Direcção dos Monumentos e Sítios da UNESCO, em versão francesa.

Pedimos a todos os amigos da imprensa, da rádio e da televisão, bem como aos colegas "blogueiros" que procurem difundir este apelo, que apenas procura preservar um património que a todos pertence. Muito obrigado !

Publicada por Sebastião Barros em 12/02/2009 11:49:00 AM "

Sem comentários:

Enviar um comentário