sábado, 5 de dezembro de 2009

Sida aumenta em Bragança

"Há 147 casos de portadores do vírus HIV no distrito de Bragança.

Números conhecidos no dia em que se assinalou o Dia Mundial da Luta Contra a Sida que ontem se comemorou.



Os dados são relativos ao primeiro semestre deste ano, mas em comparação com o mesmo período de 2008, há a registar um aumento de cinco casos.

“Até Junho de 200, tínhamos 147 casos desde o início da infecção, dos quais 125 continua vivos” adianta a psicóloga do CAD, Centro de Aconselhamento e Detenção Precoce do HIV. “Relativamente ao primeiro semestre do ano anterior tínhamos 142 casos”.



Solange Barreira acrescenta que no distrito “a infecção está mais associada ao sexo masculino, mais à transmissão heterossexual e menos à toxicodependência pois dos casos vivos 71 estão relacionados com a via sexual e 62 com a utilização de drogas injectáveis”.



O tratamento físico em Bragança continua a não ser possível. Os doentes têm de se deslocar a unidades hospitalares no Porto.

Os únicos que recebem tratamento na região são os reclusos dos dois estabelecimentos prisionais e os utentes do Centro de Respostas Integradas.



Para a psicóloga do CAD, Centro de Aconselhamento e Detenção Precoce do HIV, lamenta que esse serviço não esteja a funcionar na região. “Faz sempre falta só infeliz emente que os números não são suficientes para poder haver aqui esse apoio ao nível do tratamento físico” refere Solange Barreira.



A maior parte dos casos detectados no distrito de Bragança, nos primeiros seis meses deste ano, situa-se na faixa etária entre os 20 e os 44 anos.

Fonte: Brigantia"

Sem comentários:

Enviar um comentário