domingo, 14 de março de 2010

Respigámos...

"Acompanhamento familiar contribui para sucesso escolar
UTAD
Congresso de alunos estagiários de docência vai continuar em Abril e Maio

A Universidade de Trás-os-Montes
e Alto Douro (UTAD) recebeu, no
passado dia 6 de Março, um de três
dias dedicados ao II Congresso dedicado
ao tema “A Escola, Hoje!”.
Esta iniciativa pretende mostrar a
todos os professores e alunos dos
vários graus de ensino, o trabalho
desenvolvido pelos alunos estagiários
de Mestrado do Ensino em
Educação Física nos Ensinos Básico
e Secundário nos seus respectivos
núcleos de estágio. De realçar
que este congresso tem encontro
marcado para os próximos dias 17
de Abril e 8 de Maio.
A direcção do curso de Mestrado
decidiu organizar um congresso
onde se pudesse congregar todas
as comunicações e mostrar os resultados
práticos alcançados pelos
estudantes devido às inúmeras dificuldades
que foram surgindo. As
longas distâncias que separavam
a UTAD dos vários pontos de ensino,
bem como a dificuldade de
deslocações de todos os docentes
aos locais de estágio e a impossibilidade
de todos os alunos poderem
acompanhar o trabalho efectuado
foram factores decisórios.
“Lembrei-me de compilar e realizar
aqui um congresso, acreditando-
o, para que todos pudessem ver
o que os colegas fizeram durante o
seu período de estágio e também
para mostrarmos o que a Escola de
Ciências Humanas e Sociais anda
a fazer, sublinhou a docente Ágata
Aranha.
Além deste ponto, a professora
frisou que esta iniciativa serviu
ainda para “responsabilizar” os
estudantes estagiários, de forma
a “familiarizarem-se com os problemas
que vigoram nas escolas”.
Desde o alcoolismo, os problemas
familiares que condicionam e influenciam
o desenvolvimento escolar
dos alunos, até aos casos de contínuo
insucesso escolar, são para
Ágata Aranha as condicionantes
mais comuns e para as quais os jovens
professores devem estar preparados.
“É uma forma de ensinar
a descobrir no terreno, com os seus
próprios estudos”, avançou.
Um dos grupos prelector era
composto por três estagiárias que
desenvolveram o seu trabalho na
Escola EB 2,3 Monsenhor Miguel
de Oliveira, em Válega, Ovar. Sob
o tema “Responsabilização dos encarregados
de educação – sucesso
educativo”, as alunos efectuaram
um inquérito a pais, filhos/alunos
e professores para saber a opinião
de ambas as partes. “O contributo
e a responsabilização dos encarregados
de educação está relacionado
com o sucesso escolar, dado que
verificámos na turma com sucesso
um maior acompanhamento dos
encarregados de educação do que
na turma com insucesso”, avançou
Teresa Varelas.
O inquérito realizado concluiu
ainda que os pais “têm uma perspectiva”
diferente da dos filhos.
“Pensam que lhes dão muita atenção,
mas a opinião dos filhos não
corresponde”, destacou Patrícia Almeida.
Já em termos de intercâmbio
casa-escola, os professores referiram
que devem ser melhorados
os “contactos com os directores de
turma e o uso da caderneta”, afirmou
Sofia Gonçalves. "
Ana Teixeira,in MN

Sem comentários:

Enviar um comentário